Resumo histórico

Este poderoso reino, surgiu na região de floresta densa onde hoje esta o pais de Gana, onde os fundadores do reino Asante tiveram que desmatar com suas próprias mãos a floresta de arvores gigantescas, para limpar áreas próprias para a agricultura que era de onde retiravam grande parte de seu sustento. Este trabalho demandava muita força e precisava de áreas cada vez maiores, assim, além da mão de obra do povo Asante, foi preciso adicionar mão de obra extra, mão de obra escrava.
Os ingleses foram uma importante figura para os Axantes, pois durante muitos anos foram parceiros mercantes. Mas com o passar dos tempos os europeus foram perdendo interesse nessa parceria e querendo dominar o Reio, fazendo com que se tornasse colônia inglesa,

Os Asantes foram firmes nessa luta, sendo um dos povos africanos que mais resistiu a essa ofensiva. Na segunda metade do século XIX, os ingleses tomaram poder de algumas terras no sul do Reino, os Axantes fizeram alguns prisioneiros, com isso as forças britânicas invadiram a capital Kumsi, e a destruíram, sem ter chance de resistir a uma nova realidade social e econômica o Reino foi cedendo até se tornar  colônia britânica na Costa do Ouro.


Fontes: BBC: Reinos Perdidos da África - O Reino de Asante.
GhanaWeb.Disponívelem:<http://www.ghanaweb.com/GhanaHomePage/tribes/ashanti.php > Acesso em 30 de maio de 2104.
SILVA, Alberto Costa e. A costa do Ouro, in. A manilha e o libambo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. p. 193-227.

Nenhum comentário:

Postar um comentário